Proposta 3: Análise crítica sobre uma composição gráfica de uma infografia

infografia11

 

 

No seguimento da terceira proposta de trabalho, foi-nos proposta a escolha de uma infografia para criticar a sua composição gráfica. Para escolher um exemplo não me restringi a procurar apenas certos estilos de infografias, porque numa infografia podemos ” utilizar a combinação de fotografia, desenho e texto. Um exemplo de infográfico do tipo mais simples poderia ser uma linha de tempo onde, ao selecionar determinados períodos, apareceriam imagem e textos explicativos” (CAIRO, 2003). De todas as que pesquisei, achei de especial interesse a que utilizava fotografias dos alimentos mais consumidos em 2010, pois ao contrário do que estou habituada a ver nos jornais e revistas, esta não usava gráficos, nem tabelas, apenas fotografias e a designação dos alimentos.

Achei este trabalho infográfico bastante divertido e fora do comum, porque além de usar as fotografias dos alimentos, apresenta-os de uma forma original, com gradação de cores, começando por uma cor fria (verde), à neutra (branco) e acabando numa cor quente (vermelho). É ainda de reparar a forma como os alimentos estão cortados ou apresentados permitindo “vê-los por dentro” ou associa-los à forma como os consumimos diariamente. A quantidade/tamanho dos alimentos também não é ao acaso, os alimentos estão apresentados de forma a podermos distinguir os mais consumidos (maiores/mais quantidade) dos menos consumidos (menores/menos quantidade), como é o caso dos vegetais e frutas, que são os mais consumidos e que, por exemplo,  estão representados através da couve-flor, do pimento, do morango e da cenoura.

A informação não poderia ser de mais simples compreensão, dado que todos sabem reconhecer os alimentos presentes, e através da legenda conseguem compreender  o que estão a visualizar, ou seja,  os alimentos mais consumidos em 2010.

O contraste entre as cores dos alimentos e a cor branca do fundo da infografia tornam a imagem apelativa e não confusa. A simplicidade e eficácia desta infografia é ainda comprovada através do tipo de letra utilizada, uma letra não serifada de caixa alta, com um bom espaçamento entre as letras.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s