Proposta 1: Enumeração dos elementos básicos e técnicas de comunicação visual

jlj

 

Ainda na primeira proposta, foi pedida a escolha de uma das fotos da recolha fotográfica e a elaboração de uma espécie de “memória fotográfica”, onde fossem enumerados os elementos básicos contidos na imagem e as respetivas técnicas de comunicação visual. Entre as fotos que recolhi, optei pela escolha de uma paisagem marítima, onde podemos encontrar elementos da natureza, como o mar, um rochedo  e o céu, sendo que, todos estes elementos foram representados na minha composição gráfica. Esta fotografia reúne elementos básicos de comunicação visual como o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

Num olhar atento, destaca-se primeiramente a cor, pois toda a fotografia possui  cores neutras que remetem a um certo misticismo, como o branco, o cinzento e o preto. Através da cor são criados certos focos de atenção, como no céu, pois existe uma diferença   entre as tonalidades do rochedo (escuras) e as do céu e do mar (claras), sendo que as nuvens e o areal, com uma cor cinzenta também contrastam com a luminosidade do branco. Estas cores neutras transmitem uma sensação de calma e de estabilidade com a Natureza.

A textura é outro aspeto a reparar, visto que as nuvens, apesar de não as podermos tocar, possuem uma textura “macia” e ondulada, fazendo lembrar o algodão. Já o rochedo tem uma textura rugosa e desenhada, podendo destacar-se também as suas linhas, outro elemento básico de comunicação. A areia, por si só já nos remete à textura granulada, onde facilmente identificamos o ponto como outro elemento, associado aos grãos de areia.

Quando às formas encontradas na imagem podemos destacar o círculo, nas ondas do mar que rebentam no areal, numa visão mais imaginativa também podemos encontrar uma secessão de círculos no céu, que formam as nuvens.

Podemos encontrar o elemento básico direção no rochedo, por exemplo, pois as linhas que o constituem estão orientadas segundo um certo esquema, podendo notar-se os seus estratos, formados em épocas diferentes e assim sendo, possuindo direções diferentes.

A dimensão dos elementos e a sua escala podem ser facilmente observados, sendo que todos os elementos presentes nesta imagem são de grande porte, como o rochedo, que se torna pequeno comparado com o imenso areal, e ainda mais pequeno comparado com o infindável mar. Mas se compararmos um grão de areia com o rochedo, aí já vamos encontrar uma enorme diferença de escala, pois o rochedo é formado por milhões de grãos todos aglomerados. Já a dimensão nesta imagem pode ser observada através da perspetival criada pelo claro-escuro e pela “dramática enfatização de luz e sombra”(DONDIS, 1991), observada principalmente no céu. Por fim, o movimento nesta fotografia é criado principalmente pelas ondas.

Apesar da sua simplicidade de cores e de elementos, esta fotografia é esteticamente harmoniosa e possui um pouco de todos os elementos básicos de comunicação visual.

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s